Roteiro COLETIVATION - Marcha das vadias

PATRICK
E dia 24 de Maio os carros abrirão o espaço das ruas para as pessoas saírem das calçadas. Com o tema ‘Quem Cala, Não Consente’, o ‘Coletivo de Mulheres’, como se intitulam, fará a ‘Marcha das Vadias’ por diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Rio De Janeiro, Bahia, Curitiba e várias outras.

IMAGENS – MARCHA DAS VADIAS

KÉFERA
Você de casa pode se perguntar ‘Pow, porque o movimento se chama ‘Marcha das Vadias?’’, então vamos te explicar. É que o movimento começou lá em Toronto, no Canadá, quando em 2011, um policial dava uma palestra para uma Universidade que estava assustada com os atos de violência sexual que atormentavam o campus.

PATRICK
E em seu discurso, ele pediu para as mulheres evitarem ‘Se vestir como vadias’ para evitarem o estupro. Então, dia 3 de abril de 2011, 3 mil pessoas deram início ao movimento pelas ruas do Canadá, que acabou se espalhando pelo mundo afora.

KÉFERA
Pow, esse discurso de ‘Não se vestirem como vadias’ se assemelha muito com a pesquisa que fizeram no Brasil há pouco tempo, lembra? Aquele que pra 58% das pessoas, o comportamento feminino influenciava em estupros...

PATRICK
Lembro sim, mas cara, graças a deus que a pesquisa foi um equívoco e os números não estavam corretos. As novas apurações revelaram que 26%, menos da metade do resultado anterior, acreditam em tal idiotice. O que já é um número extremamente alto, por acaso.

KÉFERA
Lembrando que pelo menos a pesquisa deu margem ao movimento ‘Eu não mereço ser estuprada’, que dominou as redes sociais e foi aderido até por vários famosos, dá uma olhadinha nas fotos:

IMAGENS – FAMOSOS #NAOMERECOSERESTUPRADA

KÉFERA
É, essa última imagem do Patrick aí tá mais pra Movimento pró Professor Pasquale né. Legal que com essa foto dá pra fazer fácil um antes e depois de você gordo, é praticamente a mesma posição!

PATRICK
Tinham que mexer comigo de novo né!

KÉFERA
Voltando ao assunto. Já no Brasil, a primeira Marcha das Vadias foi feita em São Paulo, no dia 4 de junho de 2011 e foi organizada pela publicitária Madô Lopez.

PATRICK
E apesar de ter contado com apenas cerca de 300 pessoas, os ativistas conseguiram fazer muito barulho e chamaram a atenção da mídia, fazendo a marcha se espalhar por outras cidades e tendo cada vez mais adeptos ao movimento.

KÉFERA
Mas olha, não é necessário muito mais que isso pra fazer um movimento dar certo não. Pra quem não sabe, o episódio mais emblemático da liberação feminina, conhecido como ‘Queima de Sutiãs’ foi feito por cerca de 400 ativistas, em 1968, nos Estados Unidos, por acaso, durante o desfile de Miss America.

IMAGENS – BRA BURNING

PATRICK
Um fato curioso é que nenhum sutiã foi queimado! Sabia dessa Kéfera? As ativistas disseram na época que a intensão era queimar sim, mas que a polícia proibiu por considerar perigoso.

KÉFERA
Tá aí, pra você que acha que protesto tem que ser feito na base da porrada, as mulheres já provaram que basta ser inteligente. Usaram o tema certo na hora certa, um desfile sobre a beleza da mulher, e a repercussão foi imensa. Vale lembrar que o Dia da Mulher já não era mais comemorado aqui no ocidente, e depois do movimento feminista da década de

PATRICK
E olha como os tempos mudam. Os protestos dessa época já escandalizava o povo na época. Os homens pensavam ‘Imagina, que absurdo, mulheres querendo direitos iguais, isso ‘non ecxiste’’. Então, é natural que muitos se escandalizem com a Marcha das Vadias hoje em dia também.

KÉFERA
Falando nisso, a edição passada, de 2012, infelizmente ficou marcada por cenas que muitos consideraram como desrespeito as pessoas, religião e até mesmo à algumas mulheres.

PATRICK
Mas calma né? Como os protestos estão ‘na moda’ aqui no Brasil, devemos saber que onde tem muitas pessoas, sempre terá alguma desordem, infelizmente. Espero que a Marcha siga, como sempre, seus ideais e que alguns baderneiros que entram no meio saibam respeitar os outros, da mesma maneira que querem ser respeitados, né?

KÉFERA

Falo bonito, pra variar né Patrick? E você não saia daí porque [completar com pauta]